As Horas (The Hours, 2002)

ashoras_posterGosto tanto de cinema que resolvi publicar esse blog, e espero mantê-lo sempre daqui em diante. E o fato de gostar tanto acho que me credencia a dizer sempre o que penso; claro que gosto não se discute, e o que eu posso achar o maior barato outras pessoas podem achar uma chatice. Mas como o blog é meu, as opiniões serão minhas… (risos), e portanto às vezes algumas opiniões minhas talvez gerem muitas contestações, como é o caso provavelmente deste filme. 

Toda essa introdução é para me desculpar com a imensa maioria, que talvez ache esse filme muito bom, seja porque tenha um ótimo elenco, encabeçado por três damas da interpretação, Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore (acompanhadas do competente Ed Harris), ou então porque a estória seja baseada em um livro famoso, que conta a vida de três mulheres em épocas diferentes, a escritora Virginia Woolf – feita por Kidman de nariz postiço e voz diferente – que está surtando e prestes a se matar (ela se afoga logo na primeira seqüência). As outras personagens principais são uma mulher atual, lésbica (Streep) que cuida de um doente de Aids (Harris), e a terceira é uma dona de casa do começo dos anos 50 (Moore) que tem um filho pequeno e tendências suicidas.

Ou seja, o filme consegue a proeza de juntar em duas horas de duração três estórias, em três épocas diferentes, que nada (mas nada mesmo) tem a ver uma com a outra: uma escritora abalada psicologicamente, uma lésbica que cuida de um aidético (!!!) e uma dona de casa que toda hora pensa em se matar, pouco ligando para o filho pequeno e o marido.

Bem, o fato é que perdi duas horas da minha vida assistindo esse filme. E olha que sou eclético e adoro todos os tipos de filmes: os que fazem pensar, os que fazem chorar, os que fazem rir, os de ação… e por isso acho que cada filme deve ser analisado segundo o “estilo” que segue. É difícil eu achar um filme totalmente ruim; geralmente isso acontece quando me arrependo totalmente de ter gasto algum dinheiro indo ao cinema para vê-lo ou alugando/comprando o DVD. Respeito a grande maioria que aprova este filme (no site e-pipoca a nota dele é 9,4) mas sinceramente, achei o filme confuso, sem sentido, as três estórias confundiram minha cabeça e no final não cheguei a conclusão nenhuma e não entendi que mensagem o filme quis passar.

Por isso não pensei duas vezes em “dar de presente” este DVD a um amigo que tenho que acabou de comprar seu DVD-Player e precisa começar a montar sua coleção. Só espero não ter perdido o amigo. De qualquer modo, pelo elenco que tem, se alguém conseguir me explicar o sentido do filme, talvez eu reveja minha opinião sobre ele.

Nota 6.0 – **

Veja abaixo o trailer original do filme (com legendas em português)

Uma resposta

  1. As Horas. Esse é o filme da minha vida – não que eu me identifique com ele!! As três mulheres… OK. Difícil começar. Quem leu Mrs. dalloway sabe que ela se casa com quem não queria, por conveniência. Um amor frustrado. Se a personagem de de Julianne Moore era assim? Era! E quanto a isso não há contestação. Todas as três mulheres sentiam o vazio. Virginia, perturbadíssima. Moore, aussi! Merryl (desculpe, esqueci os nomes das personagens, estou meio chapado!) não foge à excessão.
    As histórias das três se entrelaçam pela narrativa de Mrs. Dalloway, livro que Virginia Woolf escrevia na “época”. Moore se inspira nos devaneios de Virginia no livro para viver, e Merryl leva a mesma vida que Mrs. Dalloway. O amor frustrado, a rotina, as festas que preenchem o vazio e a frustração amorosa…
    Mais que o enredo, o roteiro é bárbaro. Confesso que, da primeira vez que o assisti, foi meio confuso. Depois clareou! A trilha também é bárbara, remete às sensações incômodas do filme.
    As atuações, a fotografia, nada é questionável. Um filme que de marcar época!!
    Espero ter ajudado! Mais infos, e-mail!!! ivanjcn@terra.com.br

Deixe uma resposta

