Rebecca, a mulher inesquecível (Rebecca, 1940)

rebeccaposterBaseada no romance clássico de Daphne Du Maurier, esta é uma das obras máximas de Alfred Hitchcock. Oscar de Melhor Filme de 1940, aqui Hitchcock usa de forma brilhante um clima bastante intimista para contar a estória da jovem (Joan Fontaine) que, casada com um rico viúvo (Laurence Olivier), é assombrada pelo espectro da primeira esposa do marido. 

Fala a verdade: até você sentiria medo de uma governanta dessas. A senhora à direita, de olhar sinistro, é a atriz Judith Anderson, que interpreta a Sra. Danvers, toda-poderosa governanta da mansão Manderley, morada do viúvo Maxim de Winter, cuja ex-esposa e ex-patroa de Danvers era justamente Rebecca, protagonista do filme, em torno de quem tudo gira, mas que nunca aparece, pois já está morta quando o filme começa. Só mesmo o velho Hitch para realizar uma obra-prima dessas. A cena (que você pode conferir no video aqui embaixo) retrata um dos momentos em que a Sra. Danvers pratica o auge do terror psicológico contra a nova Sra. de Winter, mostrando o quarto, as lingeries da ex-patroa… repare inclusive como a música de Franz Waxman ajuda a compor o clima quase sobrenatural da cena.

Denso e angustiante, explorando com habilidade a atmosfera misteriosa de uma velha mansão, Rebecca é um dos trabalhos mais sofisticados ja feitos por Hitchcock. Este foi o primeiro filme do mestre do suspense feito nos EUA, tem o mesmo produtor do sucesso …E o Vento Levou, do ano anterior (David O.Selznick). Inexplicavelmente, o filme ganhou o Oscar de melhor produção do ano mas Hitch não levou o prêmio de diretor. Detalhe para os fãs atentos: reparem que o nome de solteira da futura Sra. de Winter jamais é mencionado ao longo do filme.

Nota 9,5 – *****

Veja abaixo uma cena completa do filme (em inglês)

Uma resposta

  1. Excelente! Leva o público a partilhar de com complexa construção de significados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: