007 contra a Chantagem Atômica (Thunderball, 1965)

Quarta aventura de James Bond, em filme novamente dirigido por Terence Young, que se ausentou de Goldfinger, o filme anterior. Na minha opinião é um dos mais fracos filmes da série, com certeza o mais fraco de Sean Connery. Porém, o filme foi um grande sucesso nos cinemas e superou as três produções anteriores em bilheteria.

A premissa da estória é boa: a Spectre, através de seu número 2, Emilio Largo (interpretado pelo ator italiano Adolfo Celi) sequestra um avião da OTAN e rouba duas bombas nucleares, passando a ameaçar as superpotências caso não receba uma grande importância em dinheiro para devolvê-las. Bond é chamado a investigar e conhece, além de Largo, sua amante Domino, a bela bondgirl Claudine Auger. O filme inovou com muitas cenas aquáticas filmadas no fundo do mar (inclusive ganhou o Oscar de efeitos visuais) só que essas passagens no oceano são intermináveis, modorrentas e com muito pouca ação.

O filme tem boas sequências, principalmente as iniciais, e apresenta também outra vilã, Fiona Volpe (a também italiana Luciana Paluzzi), em muitas cenas (ficou famosa aquela em que Bond a surpreende na banheira e lhe oferece apenas sandálias para se vestir). Porém as cenas marítimas, apesar de muito bem filmadas, são insossas e cansativas, e acabam prejudicando o filme, que também tem um final mal realizado (apesar do filme ser longo, a gente não tem a sensação que o filme vai acabar, e quando vai ver, o filme já acabou…)

Dezoito anos mais tarde, Connery fez uma refilmagem não-oficial desta aventura, intitulada Nunca Mais Outra Vez, em produção dirigida por Irvin Kershner (de Star Wars V – O império contra-ataca) e tendo a ainda desconhecida Kim Basinger no papel de Domino.

Nota – 6.0 ***

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: