Com 007 só se vive duas vezes (You only live twice, 1967)

Quinta aventura do agente secreto James Bond, a última da primeira sequência de Sean Connery interpretando 007 (ele ainda faria mais 2 filmes do agente). É considerado o “Bond japonês”, porque praticamente toda a estória se passa no Japão e a maioria dos atores e figurantes é oriental (inclusive as duas bondgirls do filme são japonesas).

Mais uma vez o inimigo de Bond é a Spectre, porém desta vez o agente vai se deparar pela primeira vez com o chefão da organização criminosa – Ernst Stavro Blofeld – interpretado aqui pelo ator Donald Pleasence. Desta vez o plano maquiavélico consiste em sequestrar duas naves espaciais, uma americana e outra russa, e com isso provocar a inimizade entre as duas nações e, assim, deflagrar uma guerra nuclear.

O título do filme na verdade nada tem a ver com a estória, pois no começo se faz uma simulação da morte de Bond que no decorrer do roteiro não é utilizada para absolutamente nada. 007 descobre que a base da Spectre está no Japão e para isso conta com a ajuda do serviço secreto japonês. No decorrer da estória se faz passar por um camponês (em uma caracterização que aliás ficou bisonha) para não despertar suspeitas.

De maneira geral a aventura é boa e até diverte, principalmente nas passagens em Tóquio e quando Bond investiga as empresas Osato, que financiam a Spectre. No entanto, Connery a essa altura já sabia que este seria o seu último filme sob contrato como James Bond e parece meio enfastiado em algumas cenas. A direção é de Lewis Gilbert.

Uma curiosidade: o ator Charles Gray, que interpreta um dos personagens “do bem” neste filme (que inclusive morre antes de fazer uma importante revelação a 007), futuramente retornará como Blofeld, ou seja, um dos ícones de vilania da série.

Nota – 6.5 ***

Veja abaixo o trailer do filme (versão DVD)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: