Interlúdio (Notorius, 1946)


Cary Grant
faz seu segundo filme com Hitch (após
Suspeita, de 1941) e neste primeiro filme do mestre do suspense feito após o final da Segunda Guerra Mundial contracena com a estrela Ingrid Bergman, que alguns anos antes havia feito o clássico Casablanca. Até por ter sido filmado numa época conturbada, boa parte do filme foi feita no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro (apesar que os cenários mostrados não deixam isso muito evidente). Contando ainda com Claude Rains, Interlúdio não consegue, no entanto, chegar ao nível das grandes obras-primas dirigidas por Alfred Hitchcock, apesar de ser sem dúvida um filme bem acima da média.

Na trama, Bergman é uma mulher com ficha suja na polícia e o agente de espionagem do governo americano interpretado por Grant a chantageia e a usa em benefício próprio para que esta se envolva com Rains, suspeito de chefiar uma organização nazista no Brasil. Claro que existem os enlaces sentimentais: o casal de protagonistas se apaixona durante a trama mas não pode ficar junto; e ela quando começa a se envolver com o suspeito nazista descobre que ele é um ex-namorado. O filme tem boas sequências de suspense, e fica mais interessante quando o personagem de Rains descobre que está sendo espionado pela própria esposa (ele e Bergman se casam no filme). Destaque para a sequência de cenas na adega particular de vinhos durante a festa de gala em que o nazista percebe a traição da esposa.

Nota 6.5 – ***

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês)


Uma resposta

  1. O mais legal em Hitchcock é justamente o que o filme não mostra, o que não aparece. É o que inspira, o que desperta em quem o vê. Nem sempre é consciente, mas é sempre provocante. Não tem como ficar indiferente. Para quem gosta do estilo (eu adoro!), talvez a emoção varie de um para outro, mas não há como ficar indiferente. ele sabe incomodar de algum jeito, tocar onde não gostamos muito de mexer, no que não entendemos. Por isso é tão intrigante. Acho o máximo, sem par na história do cinema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: