Festim Diabólico (Rope, 1948)

Este aqui é um dos meus preferidos dentre os filmes de Hitchcock. Uma das razões é a simples presença do ator James Stewart (na minha opinião o ator que encarna mais precisamente o estereótipo de homem comum imaginado por Hitchcock). Outro aspecto admirável neste filme é a forma com que é filmado. Trata-se de uma única “cena grande” de 80 minutos; ou seja, o filme não tem cortes. Na verdade, os cortes de câmera existem (na época não era possível filmar mais do que 10 minutos com um rolo de filme) porém o mestre “disfarça” os cortes de câmera fazendo closes em portas, roupas, ombros etc. Tudo feito de maneira sutil, precisa, competentíssima. É como se fosse uma peça de teatro transformada em filme (aliás o roteiro é mesmo baseado numa peça, inspirada num caso real).

Na trama, dois jovens universitários matam um colega de classe por puro prazer, apenas por se sentir superiores intelectualmente a ele, e resolvem promover o “festim diabólico” que dá nome ao filme: escondem o corpo num baú, transformam este em mesa de centro de um jantar e convidam, entre outras pessoas, o pai e a namorada da vítima, além do professor que os inspirou a cometer o homicídio. O filme é cheio de puro sarcasmo, principalmente no personagem de John Dall (Brandon), que se contrapõe ao jovem medroso e inseguro interpretado por Farley Granger (Phillip). Destaque para a arrepiante cena de suspense em que livros são entregues ao pai da vítima (os livros são “amarrados” com a corda que foi usada para enforcar o filho do presenteado – sensacional !!).

Quem gosta de bons diálogos vai se esbaldar com este filme, que sem dúvida é uma das obras-primas de Alfred Hitchcock. Além da ousadia de rodar tudo num único plano-sequência, este é o primeiro filme colorido do mestre, e levou apenas 18 dias para ser filmado. Recomendadésimo.

Nota 7.5 – ****

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: