As Torres Gêmeas (World Trade Center, 2006)

Nada como um dia 11 de setembro para comentar sobre este filme, que foi aguardado com muita expectativa e pelo menos para mim foi uma grande decepção. O diretor Oliver Stone, ao que me parece, deixou um pouco de lado seu estilo de filmagem que questiona o porquê das coisas e fixou-se apenas no drama do resgate dos sobreviventes da tragédia no World Trade Center. Ou seja, o filme é do Oliver Stone, mas não tem a cara dele.

Baseado nos relatos dos bombeiros John McLoughlin (Nicolas Cage, completamente subutilizado no papel) e William J. Jimeno (Michael Peña), que ficaram presos durante 22 horas nos escombros do World Trade Center, o roteiro mostra o drama que se abateu em Nova York quando dos atentados terroristas em 11 de setembro de 2001. Porém o filme não mostra um antes, um durante e um depois; não mostra (nem explica) quase nada do antes, o durante (o ataque terrorista em si) é mostrado muito bem tecnicamente mas de maneira até que rápida, e fica quase que o tempo todo no depois, com os dois bombeiros sob os escombros tentando sobreviver aos ferimentos e aguardando um possível resgate. Só que essa parte do filme muitas vezes é uma conversa lenga-lenga entre os dois sobreviventes sobre quantos filhos cada um tem, que sonhos possuem, etc., que nos faz esquecer até mesmo o que os fez parar ali e, pior, é feita de uma forma que não nos emociona a ponto de nos envolvermos fortemente com o drama pessoal de cada um.

Com isso, o filme acaba se tornando mais uma estória de resgate dos sobreviventes de uma tragédia, como tantos outros filmes fazem, e não se diferencia dos demais por ser a grande catástrofe americana do início desse século. Esse tratamento que o roteiro dá à tragédia acaba por reduzir a grandiosidade e importância do filme e o torna uma produção quase que comum, o que surpreende, repito, por se tratar de um filme de Oliver Stone.

Nota – 6.0 **

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: