Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991)

Esse é um daqueles filmes que se assiste sem pressa, sem ver o tempo passar. Um filme gostoso de assistir, com um roteiro bem leve, e que firma em nós a certeza de que uma amizade sincera pode durar a vida inteira e ser mais sólida do que uma rocha. A princípio o roteiro pode parecer meio confuso, pois mistura duas estórias, uma contada em flash-back, que ocorre no passado, e outra que se desenrola no presente. Mas com o decorrer do filme tudo fica muito suave e a transição entre as duas “estórias” ocorre às vezes sem mesmo que a gente perceba.

A dona-de-casa Evelyn (a ótima Kathy Bates) tem um casamento que já caiu na rotina. Certo dia, acompanha o marido na visita a uma tia dele que está hospedada num asilo. É quando ela conhece a simpática idosa Ninny (Jessica Tandy) que a encanta contando as estórias de duas amigas de sua juventude, Idge e Ruth, cujas aventuras são diversas vezes exibidas no filme em flash-back. A maneira de ser de Ninny e as estórias que ela conta sobre as duas amigas fazem com que Evelyn cada vez mais se encante por ela e passe a aplicar em sua vida cotidiana muitos dos conceitos e ideais que ouve.

O roteiro fica, então, alternando entre os flash-backs do passado contados por Ninny (que por si só formam uma estória à parte) e a mudança gradual no jeito de ser de Evelyn, que muda a forma com que encara seu casamento e sua relação consigo mesma e com as outras pessoas. Tudo isso é feito de uma maneira bastante agradável, sem nunca subir demais o tom nem deixar o ritmo do filme cansativo.

Há uma breve participação no começo do filme de Chris O’Donnell, que mais tarde faria o Robin nos cinemas. A direção é de Jon Avnet, que não realizou muitas produções, e a música é de Thomas Newman, mesmo compositor de outros filmes como Beleza Americana e Um sonho de liberdade.

Nota – 8.5 ****

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: