Encantada (Enchanted, 2007)

(Musical/Fantasia, Livre. Direção de Kevin Lima. Com Amy Adams, Patrick Dempsey, Susan Sarandon e James Marsden. Duração 01h47min)

Um conto de fadas tradicional na estrutura, mas inusitado na forma. Segue as mesmas idéias de sempre mas as traz para o mundo real. E faz isso muito bem, com muita competência e diversão garantida, mesclando a esperteza ácida da qual Shrek foi precursor com todos os conceitos dos contos-de-fadas martelados pelo estúdio ao longo de décadas. É um tremendo acerto para a Disney, que jamais convenceu ninguém quando tentou a autoparódia.

Encantada começa animado no melhor estilo 2D clássico, mas logo coloca seus personagens em versão de carne-e-osso no mundo contemporâneo. É ao mesmo tempo fábula e comédia romântica. Na trama a típica princesa Giselle (Amy Adams) é expulsa do reino de Andalasia pela Bruxa Malvada (Susan Sarandon, divertindo-se como nunca no papel). Sem aviso, a inocente vai parar em Nova York, onde descobre a duras penas que nem todo mundo acredita em finais felizes. Felizmente, seu Príncipe Encantado (James Marsden, o Cíclope de X-Men e que recentemente esteve em Hairspray) parte logo à sua busca. Mas há outro pretendente no caminho, um advogado charmoso (Patrick Dempsey) cujo trabalho é justamente a antítese do “felizes para sempre”: ele é especializado em divórcios litigiosos.

encantada1

Amy Adams faz a princesa

O filme mistura atores e atrizes de verdade com desenhos (como aconteceu por exemplo em Uma cilada para Roger Rabbit). Os roteiristas são os mesmos de Toy Story 2 e Formiguinhaz e a direção é de Kevin Lima (apesar do nome ele não é brasileiro), bem-visto dentro da Disney por seus trabalhos em Tarzan (1999) e 102 Dálmatas (2000).

Porém quem brilha mesmo com intensidade no filme é a atriz Amy Adams, que dá vida a uma das mais cativantes princesas Disney já vistas. Com os olhos brilhantes, ela se move como num sonho, saltita, cantarola e chama os animaizinhos (uma das melhores piadas do filme) para ajudarem-na em tarefas domésticas com a competência de quem faz isso todos os dias. Amy já está indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia/Musical e talvez seja também indicada para o Oscar.

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês, com legendas em português).


Uma resposta

  1. Oi Tio.! tah super legal o seu blog..queria que esses filmes estreiassem logo por aqui ^^ Bjinhuss :)*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: