Estatueta do Oscar e roteiro de “Cidadão Kane” serão leiloados semana que vem nos EUA

Um roteiro de 156 páginas de Cidadão Kane e a estatueta do Oscar que o cineasta Orson Welles recebeu pelo roteiro do filme serão leiloados na semana que vem em Nova York pela Sotheby’s , que prevê que alcancem preço superior a Um milhão de dólares.

Dentre os 9 Oscars que “Cidadão Kane” concorreu (inclusive melhor filme), este de melhor roteiro é o único prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que o aclamado roteirista, diretor, ator e produtor recebeu pelo filme de 1941, considerado por muitos como um dos maiores filmes já feitos no mundo (e que este blogueiro ainda não assistiu, mas quando assistir com certeza comentará aqui sobre o filme).

O American Film Institute já apontou “Cidadão Kane” como o melhor filme de todos os tempos em duas oportunidades. O filme foi absolutamente inovador quando foi lançado, e seu roteiro sobre a vida de um magnata sedento pelo poder e com aspirações políticas foi inteiramente diferente das fantasias, dos melodramas e dos filmes escapistas feitos até então, como “E o vento levou” e “O mágico de Oz“.

A estatueta do Oscar será vendida pela Fundação Dax, de Los Angeles, um grupo sem fins lucrativos que apóia causas ligadas à educação, saúde e outras questões. Ela foi vendida à fundação em 2003 pela filha mais jovem de Orson Welles, Beatrice. O último rascunho revisto do roteiro final usado nas filmagens, completo e com anotações feitas em lápis de cera azul pelo próprio Welles, também será colocado em leilão pela Sotheby’s em no próximo dia 11 de dezembro.

Para efeito de comparação, a estatueta do Oscar de melhor filme conquistado pelo produtor David O. Selznick por “E o Vento Levou” foi vendido em 1999 pela Sotheby’s por 1,5 milhão de dólares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: