“Tropa de Elite” vai concorrer ao Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim 2008

O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, recordista de bilheteria entre as produções nacionais em 2007, será exibido na sessão oficial do 58º Festival de Cinema Internacional de Berlim, que será realizado em fevereiro do ano que vem. A organização do festival publicou hoje a lista com os oito primeiros filmes (de um total de 23) que concorrem ao Urso de Ouro de melhor filme.

O filme brasileiro irá disputar com produções de várias partes do mundo, como China, México e Alemanha, além do novo trabalho do diretor norte-americano Errol Morris, ganhador do Oscar em 2004 pelo documentário “Sob a Névoa da Guerra“. O filme de Morris, Standard Operation Procedure, trata das violações dos direitos humanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.

Outro concorrente americano será Paul Thomas Anderson, que recebeu em 2000 o Urso de Ouro, principal prêmio do festival, por Magnólia, e disputará em 2008 com Sangue Negro, uma adaptação do romance de Upton Sinclair “Oil” com Daniel Day-Lewis no elenco.

A organização do festival apresenta Tropa de Elite como um filme que “explora a terrível influência do tráfico de drogas entre os habitantes mais pobres”. Estrelado por Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro, o filme mostra o cotidiano e o treinamento dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) nas favelas do Rio de Janeiro. No Brasil, ocupa atualmente o 7º lugar nas bilheterias de 2007, com mais de R$ 20 milhões arrecadados nos cinemas e quase 2,5 milhões de espectadores.

O Festival de Cinema Internacional de Berlim, também conhecido com Berlinale, é um dos três mais importantes festivais de cinema da Europa, ao lado dos Festivais de Cannes e Veneza. Ele acontece anualmente e foi inaugurado em 1951. Os prêmios são chamados de “Urso de Ouro” (para o melhor filme), e “Urso de Prata” (para os melhores atores, atrizes e diretores). Foi nesse festival que o filme brasileiro Central do Brasil ganhou o Urso de Ouro de melhor filme, e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de Melhor Atriz, em 1998.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: