Independente "Juno" estréia nos cinemas e pode surpreender na festa do Oscar deste ano

Juno
(Juno)
(Drama/Comédia, EUA, 2007. Direção de Jason Reitman. Com Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, J. K. Simmons. Duração 01h36min.)

Chega aos cinemas do Brasil a grande surpresa do Oscar 2008: a comédia Juno, de Jason Reitman, que entra em cartaz em 146 salas do país com lançamento da Paris Filmes nesta sexta-feira (22/fev). Assim, todos os filmes indicados aos principais prêmios da Academia de Hollywood estão em exibição nas principais cidades brasileiras.

A adolescente Juno MacGuff (Ellen Page, a Kitty Pride de X-Men 3) é uma garota de 16 anos que engravida acidentalmente de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera, de Superbad). Com a ajuda de sua melhor amiga e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

O roteiro, indicado ao Oscar, é um dos pontos altos do filme. Os diálogos são espertíssimos, ácidos, com uma linguagem elaborada e ao mesmo tempo inocente, de notável equilíbrio entre drama e comédia – e perfeito para o estilo do jovem cineasta Jason Reitman, de apenas 30 anos, também indicado ao Oscar de Melhor Diretor, que havia mostrado as mesmas qualidades em sua estréia no cinema, no igualmente afiado Obrigado Por Fumar (2005). Há ainda a trilha-sonora ousada, que agrada principalmente os mais jovens.

Outro destaque do longa-metragem é a caracterização de seus personagens. A relação da garota com o mundo é o que torna o filme memorável. Seu tipo de estrutura – que deixa a responsabilidade nos ombros dos protagonistas – exige um elenco à altura, e Reitman teve o mérito de saber compor otimamente o “cast” deste filme. Ellen Page está simplesmente perfeita e pode ser uma das surpresas da cerimônia do Oscar neste ano (ela concorre como melhor Atriz). Além dela temos J.K. Simmons (da trilogia Homem-Aranha), e um elenco em que todos parecem partilhar do particular senso de humor da roteirista Diablo Cody e do diretor. Destaque também para a atriz Olivia Thirlby, que vive a melhor amiga de Juno e dispara as melhores frases do filme.

Juno concorre a 4 Oscars de categorias respeitáveis (Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original), é sensível, inteligente e agradável como poucos. Um filme sobre entendimento e escolhas. Uma nova pérola da cinematografia independente norte-americana, que já fez tanto sucesso no Oscar do ano passado com Pequena Miss Sunshine (que levou 2 estatuetas). Tanto sucesso reflete-se na bilheteria mundial de Juno, que em 80 dias de exibição já arrecadou cerca de US$ 157 milhões em todo o mundo.

Veja aqui o trailer do filme em Quick Time.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: