Morre aos 54 anos Anthony Minghella, diretor de "O Paciente Inglês" e "Cold Mountain"

O cineasta inglês Anthony Minghella, vencedor do Oscar de melhor diretor por O Paciente Inglês (1996) morreu hoje (18/mar) em Londres, aos 54 anos, em virtude de hemorragia cerebral após a realização de uma cirurgia para operar um abscesso no pescoço. Minghella era sócio do também cineasta Sydney Pollack na produtora Mirage Enterprises.


Nascido em uma família de imigrantes italianos e escoceses na Inglaterra, Minghella cresceu em uma comunidade rural, na Ilha de Wight. O pai vendia sorvetes e a família era humilde. O menino sentia que um vácuo cultural o separava de seus amigos e a única forma de preenchê-lo seria sair dali. Então ele foi para a Universidade de Hull, em Yorkshire, estudar piano. Ali descobriu os textos de Samuel Beckett, referência do teatro e da narrativa moderna. A conversão para a escrita e o cinema foi gradual. Antes, vieram os textos para teatro, depois os roteiros para televisão.


O cinema chegou mais tarde, depois de um breve período na BBC de Londres, quando recusou dirigir um episódio da série na qual estava trabalhando para investir no primeiro de seus 6 longa-metragens, Um Romance do Outro Mundo (1991), com Alan Rickman e Juliet Stevenson. Ele contaria em diversas entrevistas que demorou para pagar os empréstimos que fez para poder completar a produção.


Depois de Um Amor de Verdade (1993), filme apenas mediano, Minghella mergulhou em iniciativas mais ousadas, como O Paciente Inglês (1996), que lhe valeu o Oscar de melhor diretor (o único de sua carreira); outros sucessos vieram depois, como O Talentoso Ripley (1999), uma nova visão do famoso romance de Patricia Highsmith, e o épico Cold Mountain (2003), sobre o fim da Guerra de Secessão nos EUA.


Depois de um breve intervalo, o drama social Invasão de Domicílio (2006), com Jude Law e Juliette Binoche, não teve a repercussão que se esperava. Minghella dirigiu recentemente uma co-produção para a HBO e BBC intitulada N.º 1 Ladies Detective Agency, que deverá ir ao ar no próximo dia 23 nos EUA e na Inglaterra.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: