Saraiva Digital será a primeira loja de download de filmes da internet brasileira

Fonte: Portal / Revista Exame – A comercialização digital de filmes, que já existe em alguns outros países, está agora desembarcando no Brasil. A rede varejista Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), dona do 3º maior website de comércio eletrônico do país, está abrindo uma loja de downloads de filmes, a Saraiva Digital. O serviço é o primeiro no país a oferecer aluguel ou compra de filmes pela internet – com um computador e uma conexão de banda larga, será possível assistir a lançamentos, títulos de catálogo e programas de TV sem precisar ir até a locadora – ou à banca de camelôs que vende cópias piratas.

A entrega digital de filmes tem vantagens sobre o uso dos discos – a maior delas é a comodidade. Não é preciso sair de casa nem se preocupar com filmes indisponíveis na locadora, por exemplo (o que acontece geralmente com os lançamentos mais recentes). Outra diferença fundamental dos serviços de download é o acervo. Num serviço digital como esse novo da Saraiva, não há limite para a quantidade de títulos à disposição do público. A Saraiva Digital estreia com 700 títulos, mas o plano é crescer a coleção rapidamente para atingir 10 mil títulos em catálogo até o fim do ano. Há também o fato de que, com a internet, a distância deixa de ser um obstáculo para a distribuição de filmes.

Nos EUA o mercado de venda e aluguel de filmes online é o segmento da indústria cinematográfica que mais cresce. No Brasil a Saraiva Digital será uma experiência pioneira, mas a empresa não se arrisca a fazer previsões sobre o tamanho do mercado. As residências brasileiras com acesso à internet ainda são minoria, e menos da metade dos assinantes conta com uma conexão rápida o suficiente para baixar filmes. Mas a ideia é olhar para o futuro. Inicialmente, apenas os estúdios Warner Bros e Paramount Pictures farão parte do catálogo, além de distribuidoras independentes, mas em breve outros grandes devem aderir. E para crescer rapidamente, a Saraiva pretende aproveitar a grande visitação em seu site, que tem 1 milhão de clientes ativos e processa mais de 10 mil pedidos diários.

O maior concorrente dos serviços como a Saraiva Digital é o tempo. Embora as conexões de banda larga estejam se tornando aos poucos o padrão do mercado, o meio físico ainda deve ter uma certa sobrevida. Além dos DVDs atuais, os estúdios de cinema começaram a lançar seus títulos de catálogos no formato Blu-ray, que oferece imagens em alta definição (Full HD).  E existem vários estudos que indicam que o consumidor médio abre mão da qualidade da imagem em nome de um acervo vasto e de acesso imediato – além do prazer de colecionar os filmes, as capas, os extras.

Outras empresas, como Blockbuster Online e NetMovies, já têm planos de lançar ofertas semelhantes. As locadoras de pequeno porte, fora das grandes redes, que já sofreram um duro golpe com a chegada da rede Blockbuster ao país nos anos 90, agora terão um novo concorrente, invisível e com espaço infinito nas “prateleiras digitais”. O sucesso da venda – e do uso – de músicas digitais pela internet serve de exemplo: tecnicamente, a qualidade do áudio de um CD é superior à de um MP3 – mas as lojas de discos continuam fechando as portas. Será que acontecerá a mesma coisa com os DVDs ??

Acesse a reportagem completa da revista EXAME clicando aqui.

3 Respostas

  1. Cade a fonte ??? Plagio descarado !!!!

  2. O erro (falta de menção da fonte) já foi corrigido. O blog não quer levar vantagem sobre ninguém, apenas difundir idéias e notícias sobre cinema e filmes.

  3. […] https://amantesdocinema.wordpress.com/2009/05/14/saraiva-digital-sera-a-primeira-loja-de-download-de-… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: