Personagens

Nesta página você encontra duas listas de personagens, masculinos e femininos, que o blog considera como mais importantes e carismáticos de toda a história do cinema. Aos poucos vamos criar as fichas entre 6º e 10º lugares de cada uma das listas e aperfeiçoar as já existentes. No entanto, é uma lista que pode mudar, principalmente em razão das sugestões de vocês, cinéfilos. Portanto não se furtem a dar sua opinião !!


>>> 10 maiores personagens MASCULINOS da história do cinema, na opinião do blog:


Darth Vader (David Prowse, voz de James Earl Jones)

Darth Vader (David Prowse, voz de James Earl Jones)

1º DARTH VADER

(David Prowse/James Earl Jones em Star Wars IV/V/VI)

Sem dúvida nenhuma o maior vilão de todos os tempos, que carrega junto com si toda a maldade que um vilão precisa ter, sem deixar de ser humano, de revelar suas fragilidades e até mesmo de poder revelar seu lado “bom” – nem que seja na última cena do episódio VI de Star Wars. Sua única aparição no episódio III, na cena em que Vader exala sua primeira respiração ofegante sob a máscara negra após ser resgatado pelo Imperador e praticamente ter se transformado num “homem-máquina” após uma cirurgia, é sem dúvida um dos grandes momentos de toda a saga.

Coringa

Coringa (Heath Ledger)

2º CORINGA

(Heath Ledger, em Batman – O Cavaleiro das Trevas)
O ator australiano ficará marcado na história do cinema talvez de maneira similar a James Dean, que também fez pouquíssimos filmes (apenas três). Porém leva vantagem por ter tido a oportunidade de exercer um talento incontestável com sua impressionante interpretação do maior vilão do homem-morcego. O Coringa aterrorizante e sarcástico de Ledger faz o mesmo personagem interpretado pelo mestre Jack Nicholson quase vinte anos antes parecer um palhaço de animação em festinha de criança.

Michael Corleone (Al Pacino)

Michael Corleone (Al Pacino)

3º MICHAEL CORLEONE

(Al Pacino, em O Poderoso Chefão I / II / III)

Como atuação de um ator, Al Pacino está irrepreensível como o filho de Don Corleone na trilogia O Poderoso Chefão, notadamente no segundo filme, com uma interpretação brilhante. Michael é o filho mais novo de Don “Vito” Corleone, e sempre foi preparado pelo pai para ser o seu sucessor no comando dos negócios da família. Porém, o jovem nunca quis assumir essa responsabilidade – pelo contrário, sempre preferiu se manter distante dos assuntos da família. Mas o “chefão” – na verdade, chamado de “padrinho” na estória – que a trilogia retrata é ele, e não o pai – e isso é muitíssimo bem desenvolvido pelos roteiros dos 3 filmes, notadamente o primeiro e o segundo, onde nos envolvemos psicologicamente com o personagem a ponto de compreender e até mesmo compartilhar totalmente sua tragédia pessoal e familiar.
Norman Bates (Anthony Perkins)

Norman Bates (Anthony Perkins)

4º NORMAN BATES

(Anthony Perkins, em Psicose)

Esse cara resume minha grande admiração pelos filmes de Alfred Hitchcock, outra de minhas fissuras cinéfilas. Hitch é um gênio, um deus como diretor de cinema, sem dúvida, e no filme Psicose Norman Bates encarna tudo de surpreendente, enigmático e simplório que a alma perturbada de um ser humano perturbado pode provocar.

James Bond (Daniel Craig)

5º JAMES BOND 007

(Sean Connery / George Lazenby / Roger Moore / Timothy Dalton / Pierce Brosnan / Daniel Craig)

O que mais gosto em Bond é seu jeito sarcástico e a disposição para defender o patriotismo que sente pela terra da rainha Elizabeth. Claro que às vezes ele é quase um super-homem, mas isso virou até marca registrada de seus filmes. Sean Connery, por ter sido o primeiro, talvez esteja para sempre associado à imagem de Bond, e provavelmente será sempre considerado o melhor Bond de todos, seguido por Pierce Brosnan e Roger Moore. Timothy Dalton era bonzinho demais para o papel, e George Lazenby (quem ??) é um paspalhão. No entanto, o atual Bond, Daniel Craig, tem tudo para ficar entre os melhores da série.
Hannibal Lecter (Anthony Hopkins)

Hannibal Lecter (Anthony Hopkins)

6º HANNIBAL LECTER

(Anthony Hopkins, em O Silêncio dos Inocentes)

Esse cara devia dar aula de crueldade, violência e inteligência para qualquer outro personagem que queira se considerar vilão no cinema. Em O Silêncio dos Inocentes, Lecter consegue nos meter medo na espinha de forma intensa e insuportavelmente cativante, pois acaba nos seduzindo, como fez com Jodie Foster no filme.
.
7º JOHN McLANE (Bruce Willis, em Duro de Matar)

8º OSKAR SCHINDLER (Liam Neeson, em A Lista de Schindler)

9º INDIANA JONES (Harrison Ford)

10º SAMUEL GERARD (Tommy Lee Jones, em O Fugitivo)


>>> 10 maiores personagens FEMININOS da história do cinema, na opinião do blog:


Scarlet O'Hara (Vivian Leigh)1º SCARLET O’HARA

(Vivian Leigh, em …E o vento levou)

Talvez o único papel relevante da carreira de Vivian Leigh no cinema, sua primeira personagem em Hollywood é uma mulher de muitas facetas: infantil, charmosa, bonita, guerreira, lutadora, apaixonada e iludida. Impossível não torcer por ela e não ficar com raiva dela durante todo o filme, em que ela, à medida que o tempo passa, vai adquirindo maturidade e se aprimorando como mulher.


2º REBECCA DE WINTER

(que não aparece em Rebecca, a mulher inesquecível)

É isso mesmo, quem conhece sabe. Esse filmaço de Hitchcock (o primeiro dele feito em Hollywood, em 1940) tem como protagonista uma personagem feminina, que dá nome ao filme, que simplesmente não aparece na fita, “apenas” é citada pelos demais personagens. Digo “apenas” porque toda a trama do filme gira em torno dela. Quem quiser entender porque ela é a segunda colocada, pode assistir o filme que eu recomendo.

3º MADELEINE / JUDY

(Kim Novak, em Um corpo que cai)

Na minha opinião a mulher mais linda dos filmes de Hitchcock, Kim Novak brilha esfuziante fazendo duas personagens, uma loura (Madeleine Elster)   e uma morena (Judy Barton) que na verdade são a mesma pessoa, neste clássico do suspense e que também é sem dúvida nenhuma uma belíssima estória de amor.


4º ALEX FORREST

(Glenn Close, em Atração Fatal)

Glenn Close fez outras inúmeras personagens memoráveis, mas a Alex Forrest de Atração Fatal é a pedra no sapato na vida de Michael Douglas. Com um corte de cabelo esquisito e uma atuação impecável, ela encarna a mulher rejeitada que se vinga com inteligência e crueldade.

5º CARRIE WHITE

(Sissy Spacek, em Carrie, a estranha)

Nesse filme Spacek, ainda bastante jovem, vive uma adolescente problemática que tem problemas em casa com a mãe, problemas com seus amigos, com sua sexualidade e, acima de tudo, poderes paranormais, cuja mistura resulta na excepcional cena do baile quase no final do filme, em que ela literalmente se vinga de tudo e de todos.

.

6º TENENTE RIPLEY (Sigourney Weaver, na série Aliens)

7º MARQUESA DE MERTEUIL
(Glenn Close, em Ligações Perigosas)

8º TOOTSIE
(Dustin Hoffman, em Tootsie)

9º MARNIE
(Tippi Hedren, em Marnie, confissões de uma ladra)

10º THELMA e LOUISE,
empatadas
(Susan Sarandon e Geena Davis em Thelma & Louise)


Uma resposta

  1. […] Imagem do site Amantes do Cinema […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: